A Igreja em sua missão de ir pelo mundo levando a Boa Nova quis dedicar um tempo para aprofundar, contemplar e assimilar o Mistério da Encarnação do Filho de Deus; conhecemos este tempo como o Natal. Perto da antiga festa judaica das luzes e buscando dar um sentido cristão às celebrações pagãs do solstício de inverno, a Igreja aproveitou o momento para celebrar o Natal.
Nesse tempo os cristãos por meio do Advento se preparam para receber o Cristo, luz do mundo" (Jo 8, 12) em suas almas, retificando suas vidas e renovando o compromisso de segui-lo. Durante o Tempo de Natal assim como no Tríduo Pascal da semana Santa celebramos a redenção do homem graças à presença e entrega de Deus; mas diferentemente do Tríduo Pascal em que recordamos a paixão e morte do Salvador, no Natal recordamos que o Filho de Deus se fez homem e habitou entre nós.
Símbolos da tradição natalina
Além do "presépio" ou é costume utilizar no tempo de natal a "Árvore de Natal". Vejamos alguns de seus elementos que podem nos ajudar a aprofundar no mistério do Natal – Encarnação.
A ÁRVORE nos traz à memória a árvore do Paraíso (cf. Gn 2, 9 – 17) de cujo fruto comeram Adão e Eva desobedecendo a Deus. A árvore então nos lembra a origem de nossa desgraça: o pecado. E nos recorda que o menino vai nascer de Santa Maria é o Messias prometido que vem a nos trazer o dom da reconciliação.
AS LUZES nos recordam que o Senhor Jesus é a luz do mundo que ilumina nossas vidas, nos tirando das trevas do pecado e nos guiando em nosso peregrinar para a Casa do Pai.
A ESTRELA. Assim como no Presépio há dois mil um anos uma estrela se deteve sobre o lugar onde estava o menino Jesus, com a Maria sua Mãe, causando este acontecimento uma grande alegria nos Reis Magos (ver MT 2, 9 – 10). Hoje uma estrela coroa nossa árvore nos recordando que o acontecimento do nascimento de Jesus trouxe a verdadeira alegria a nossas vidas.
OS PRESENTES colocados aos pés da árvore simbolizam aqueles dons com os que os reis magos adoraram ao Menino Deus. Além disso nos recordam que tanto amou Deus Pai ao mundo que entregou (como um presente) seu único filho para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.
DE BÊNÇÃO DA ÁRVORE NATALINA
Todos os presentes, persignando-se dizem:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
O pai da família diz:
Bendito seja Deus,
Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
Que nos abençôou com toda sorte de bênçãos espirituais.
Nos céus, em Cristo.
Todos respondem:
Bendito seja o Senhor pelos séculos. Amém
LEITURA
Um dos presentes, lê o seguinte texto da Sagrada Escritura:
Escutemos com atenção a leitura do profeta Isaías:
"Virá a ti, Jerusalém, o orgulho do Líbano, com o cipreste e o abeto e o pinheiro, para adornar o lugar de meu santuário e enobrecer meu estado".
ORAÇÃO DE BÊNÇÃO
Em seguida o pai da família, com as mãos juntas, diz a oração de bênção:
Oremos.
Bendito seja, Senhor e nosso Pai,
Que nos concede recordar com fé
Nestes dias de Natal
Os mistérios do nascimento do Senhor Jesus.
nos conceda, a quem adornamos esta árvore
E o enfeitamos com luzes,
Com a alegria de celebrar
O natal do novo milênio
Que podemos viver também à luz dos exemplos
Da vida plena de seu Filho
E ser enriquecidos com as virtudes
Que resplandecem em sua Santa infância.
A Ele a glória pelos séculos dos séculos.
Todos respondem:
Amém.
Ao final, todos os presentes, persignando-se dizem:
Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. Amém.
FONTE: ACI Digital - O que todo católico necessita saber
Nenhum comentário:
Postar um comentário