sexta-feira, 23 de julho de 2010

Santa Marta




Hoje lembramos a vida de Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e teólogos encontram em Marta e sua irmã Maria, a figura da vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria). O nome Marta vem do hebraico e significa "senhora".

No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe: "... Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa" (Lc 10,38).
Certo dia Jesus chegou a Betânia com seus 12 apóstolos. Marta corria para todos os lugares preparando os alimentos, limpando a casa, servindo-os e Jesus, como sempre, aproveitando-se daqueles instantes de descanso, dedicava-se a dar sábias instruções a seus discípulos. Entre eles, sentada também no chão estava Maria, a irmã de Marta, extasiada, ouvindo a Jesus. Prontamente Marta se detém um pouco com seus afazeres e aproximando-se de Jesus lhe diz com toda confiança: "Senhor, como te parece que minha irmã me haja deixado sozinha a fazer todo o trabalho da casa? Por que não lhe dizes que me ajude um pouco?". Jesus com um suave sorriso e tom bondoso lhe responde: "Marta, Marta, te perturbas e te preocupas por muitas coisas. Somente uma coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte que não lhe será tirada". Marta entendeu a lição e tirando o avental sentou-se também ali no chão para ouvir as divinas instruções do Salvador. Agora sabia que todos os empenhos materiais não valem tanto como ouvir os ensinamentos que vem do céu pois somente assim se pode aprender o caminho da eterna salvação.

Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro.

A tradição nos diz que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, saíram de Bethânia e tiveram de ir para França, onde se dedicaram à evangelização. Santa Marta é considerada em particular como patrona das cozinheiras e sua devoção teve início na época das Cruzadas.

Santa Marta, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário